A REINVENÇÃO DO BRASIL: DA REGÊNCIA À REPÚBLICA OLIGÁRQUICA


Leia o documento seguinte:

Ao assumir seu mandato na Câmara, passou a explorar as divergências surgidas entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais, tradicionais parceiros na condução da política federal, a partir da indicação do paulista Júlio Prestes como candidato oficial à sucessão de Washington Luís, em detrimento de um nome de Minas Gerais. Nesse sentido, vislumbrando a ampliação do espaço ocupado pelo Rio Grande do Sul na política nacional, João Neves foi o representante gaúcho nas conversações com o governo mineiro em torno da eleição presidencial de 1930. O acordo entre os dois Estados - firmado no Pacto do Hotel Glória, em junho de 1929 – estabelecia a rejeição ao nome de Júlio Prestes e o apoio a uma candidatura gaúcha nas eleições presidenciais do ano seguinte. Em setembro, foi formalizada a criação da Aliança Liberal, que além do Rio Grande do Sul e Minas Gerais, contava ainda com o apoio do governo paraibano e dos setores oposicionistas dos demais Estados, em torno da chapa presidencial de Getúlio Vargas e João Pessoa. Nesse contexto, João Neves mostrou-se contrário às iniciativas de Vargas no sentido de buscar um acordo com Washington Luís em torno do processo sucessório e participou ativamente da campanha eleitoral, integrando a caravana da Aliança Liberal que percorreu os Estados do Norte e Nordeste. (Biografia - CPDOC)

O que se pode afirmar sobre o sentido histórico (no contexto da revolução de 1930) desse documento? Marque v para Verdadeiro e F para falso:

(  ) o documento anterior nos dá a dimensão da interferência do estado do Rio Grande do Sul em oposição às eleições presidenciais no país em 1930,

(  ) nos permite vislumbrar a formação do Partido Liberal em oposição a política estabelecida de comum acordo entre os outros estados brasileiros.

(  ) Expressa o fortalecimento das vertentes socialistas no seio da elite industrial gaúcha.

Agora, assinale a alternativa contendo a sequência correta:


F; V; F


V; V; F


F; F; V


V; V; V


F; F; F

A Guarda Nacional foi criada em 1831; medida que deve ser atribuída à Regência Trina Permanente. A articulação dessa milícia se inspirou na experiência francesa de entregar questões de segurança nacional à iniciativa privada.

Considerando o que foi estudado sobre a Guarda, é possível afirmar que um de seus objetivos, ao ser criada, era: 


Fazer a defesa e a proteção de fronteiras estratégicas. 


Conter o avanço político das elites fundiárias no cenário nacional. 


Auxiliar D. Pedro I na luta contra Liberais e Conservadores. 


Acabar com os grupos milicianos sob o comando de grandes fazendeiros. 


Contenção dos tumultos populares e insubordinação do povo à ordem em vigor.

O que se pode dizer sobre o sistema de parceria que se expandiu para o Oeste Paulista e que se relaciona ao fluxo de imigrantes para o Brasil do séc. XIX? Marque V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

(  ) cabia ao governo da província bancar os gastos de transporte, manutenção e instalação dos colonos e de suas famílias, durante o primeiro ano de permanência no Brasil.

( ) a convivência do escravo africano com o imigrante, na última década do século XIX, foi bastante positiva para a expansão do café para o interior paulista.

(  ) os colonos gastavam mais do que ganhavam; por isso estavam constantemente endividados e acabaram por perder suas terras e serem obrigados a trabalhar no interior de Goiás e Mato Grosso.

(  ) cada família de imigrantes recebia um determinado número de pés de café para cuidar, colher, secar, além de uma pequena área para cultivar gêneros de primeira necessidade, sendo que todo o lucro obtido deveria ser repartido entre ela e o fazendeiro.

Agora, assinale a alternativa contendo a sequência correta:


F; F; V; V


V; V; V; F


F; V; F; V


V; V; V; V


F; F; F; V

Regência é o nome que a historiografia dá para o período político posterior à abdicação de Pedro I. Essa expressão refere-se ao momento em que, figuras públicas e/ou autoridades do cenário nacional governaram em nome do imperador. Sabendo disso, assinale, das alternativas seguintes, a que destaca os dois grupos políticos que dominaram o panorama político desse período. 


Os Liberais e os Conservadores


Os Socialistas e os Integralistas


Os Republicanos e os Anarquistas


Os Absolutistas e os Regressistas


Os Exaltados e os Moderados

Leia o trecho seguinte:

“Coexistiriam (...) três tendências principais: o realismo (fiel aos aspecto exterior dos objetos e dos seres); a interpretação (ruptura das formas plásticas; tem os aspectos exteriores como ponto de partida, mas sua simples reprodução já não é suficiente); e a abstração pura (a obra não representa nenhuma imagem, nenhum aspecto do mundo palpável).” (REZENDE, Neide. A Semana de Arte Moderna. São Paulo: Editora Ática, 2006, p. 57)

Dentre os artistas plásticos que se destacaram na Semana de Arte Moderna de 1922, podemos apontar:


Toulouse-Lautrec e Miró


Salvador Dali e James Tissot


Djanira e Aldemir Martins


Anita Malfatti e Di Cavalcanti


Modigliani e Pablo Picasso

Reflita um instante:

A imagem de um bem-sucedido acordo café com leite entre São Paulo e Minas, um acordo de alternância de presidência entre os dois estados, não passa de uma idealização de um processo muito mais caótico e cheio de conflitos. Profundas divergências políticas colocavam-nos em confronto por causa de diferentes graus de envolvimento no comércio exterior. (TOPIK, S. A presença do estado na economia política do Brasil de 1889 a 1930. Rio de Janeiro: Record, 1989).

A expressão geralmente utilizada quando os historiadores querem se referir à política brasileira da República Velha é “café com leite”. O termo indica as articulações políticas entre os estados do sudeste (Minas Gerais – São Paulo). Contudo, é importante observar que:


O clima interno dessa aliança era marcado por disputas políticas cada vez mais acirradas e que indicavam uma crise inevitável.


A poder econômico da cafeicultura permitia aos partidos desses estados indicar, arbitrariamente, o presidente da República.


A industrialização e urbanização que caracterizava a política café com leite foi suplantada pelo ruralismo dos demais estados.


O anarquismo dominou de tal forma o cenário político de São Paulo que a aliança com o socialismo mineiro ficou insustentável.


O grande fator de desestabilização política foi, justamente, a descentralização política que saiu das mãos dos gaúchos para o monopólio mineiro e paulista. 

Leia com atenção:

“Foi a partir da substituição da mão de obra escrava pela livre, imigrante, em estados como São Paulo, que começaram a circular ideias de transformação social, concomitantemente à formação e aparecimento de uma classe operária...” (OLIVEIRA, Antoniette Camargo de...[et al.]. O Brasil Monárquico. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2011. p. 170)

Que ideologia social pode ser, frequentemente, associada ao engajamento político de camponeses e operário imigrantes no Brasil do séc. XIX? Assinale a alternativa correta:


Anarquismo


Integralismo


Fascismo


Positivismo


Ecumenismo

A mão de obra europeia e imigrante, implantada no Brasil durante o séc. XIX, favoreceu enormemente: 


a exploração do ouro no Centro-Oeste;


a produção de café do Vale do Paraíba;


as lavouras de cana-de-açúcar em São Paulo;


a produção de café do Oeste Paulista.


a produção de soja no Mato Grosso do Sul;

Leia o trecho seguinte:

“Segundo Mário de Andrade, "a realidade que o movimento modernista impôs" era caracterizada pela "fusão de três princípios fundamentais: o direito permanente à pesquisa estética; a atualização da inteligência artística brasileira; e a estabilização de uma consciência criadora nacional.” (REZENDE, Neide. A Semana de Arte Moderna. São Paulo: Editora Ática, 2006, p. 73)

Sobre os anseios principais da Semana de 1922 é possível defini-los em três palavras:


Subjetivismo, relatividade e imprecisão.


Isolacionismo, incompatibilidade e receio.


Provincianismo, inatividade e rigor. 


Conservadorismo, inflexibilidade e acomodação.


Experimentalismo, inventividade e ousadia.

Leia atentamente as anotações de D. Pedro II, em seu diário, aos 36 anos:

“Nasci para consagrar-me às letras e às ciências, e, a ocupar posição política, preferia a de presidente da República ou ministro à de imperador”. (REVISTA Nossa História. A Construção do Brasil: fatos, pessoas e ideias que formaram a nação. Rio de Janeiro: Vera Cruz, 2006, p.157)

O que se pode concluir, com base nos estudos realizados? Assinale a alternativa correta:


Ele pretendia, possivelmente, estabelecer uma ditadura pessoal de feições republicanas como o déspota esclarecido que fora seu pai.


Ele pensava em dar um golpe que lhe possibilitasse implantar um regime de natureza republicana e socialista.


Ele pensava em entregar o controle do nosso estado para os norte-americanos e receber, em troca, o cargo de presidente.


Ele usava a ironia, cara ao seu intelecto prodigioso, para dizer que não abriria mão de permanecer Imperador do Brasil.


Ele sabia muito bem, à medida que o tempo passava e as peças eram movidas no tabuleiro político, que a monarquia tinha os seus dias contados.

Páginas: 123456